Utopus

Criando a identidade de um escritório internacional de arquitetura e design

Liderado pelo peruano Javier Robles, o escritório de arquitetura Utopus atua em diversos países, com sedes em Londres e Nova Iorque.

A Tecnopop, que desenvolveu o projeto de branding e o site do escritório, inaugura com este projeto sua comunicação estratégica de atuação internacional.

Dispensando parte do desenho de suas letras, o logotipo Utopus equilibra a massa visual do nome da empresa, comportando-se de maneira análoga ao seu significado, que pode ser resumido na expressão “de nenhum lugar”.

O logotipo também aproxima-se visualmente dos projetos desenvolvidos pela empresa, que desbastam e distorcem os volumes com que trabalha, indo de encontro aos seus vazios.

O mesmo se dá no site. Ao apresentar o portfolio e os conceitos de um escritório de arquitetura e design, o grande volume de trabalhos deveria se dar através de uma interface tão limpa quanto possível.

O site aplica e estende a identidade desenvolvida para o escritório, dando ênfase ao uso da tipografia e da interatividade na apresentação do portfolio.

 

Prêmios
Selecionado para a Bienal de Design da ADG, 2006
Selecionado para a exposição Brazil Ad Design, NY, 2007
Marca selecionada para o livro “Logo Design 2” da Editora Taschen, 2009
Ficha Técnica
Direção de arte André Stolarski
Design Giselle Macedo e Theo Carvalho
Site Felipe Vaz / João Dória
Aprovação Javier Robles