Utopus
Criando a identidade de um escritório internacional de arquitetura e design
Liderado pelo peruano Javier Robles, o escritório de arquitetura Utopus atua em diversos países, com sedes em Londres e Nova Iorque.
A Tecnopop, que desenvolveu o projeto de branding e o site do escritório, inaugura com este projeto sua comunicação estratégica de atuação internacional.
Dispensando parte do desenho de suas letras, o logotipo Utopus equilibra a massa visual do nome da empresa, comportando-se de maneira análoga ao seu significado, que pode ser resumido na expressão “de nenhum lugar”.
O logotipo também aproxima-se visualmente dos projetos desenvolvidos pela empresa, que desbastam e distorcem os volumes com que trabalha, indo de encontro aos seus vazios.
O mesmo se dá no site. Ao apresentar o portfolio e os conceitos de um escritório de arquitetura e design, o grande volume de trabalhos deveria se dar através de uma interface tão limpa quanto possível.
O site aplica e estende a identidade desenvolvida para o escritório, dando ênfase ao uso da tipografia e da interatividade na apresentação do portfolio.