Raízes Musicais do Brasil
Propondo uma pauta diferente para uma exposição musical
A miscigenação de culturas e a origem da música são os temas da exposição “Raízes musicais do Brasil” realizada no Arte Sesc Flamengo. A mostra, originalmente montada na Cité de la Musique nas comemorações do Ano do Brasil na França, ocupou seis salas e com painéis, filmes, documentos, fotos, registros sonoros e instrumentos musicais.
A Tecnopop foi responsável pelo projeto visual da exposição a partir do projeto arquitetônico de Leila Rodrigues e da criação das suas peças de divulgação, entre elas um catálogo didático para utilização escolar. O desafio era produzir uma publicação que mantivesse alguma conexão com o projeto original e ao mesmo tempo ganhasse independência para funcionar como uma peça autônoma.
Ao contrário do que ocorria na exposição, o projeto gráfico do catálogo precisou ater-se a condições econômicas muito restritas, que limitavam a impressão a uma cor. O projeto visual partiu de um diagrama e de uma tipografia tradicionais, que remetiam ao início do século passado, fragmentando-os, eclipsando-os e rotacionando-os paulatinamente ao longo de suas 72 páginas.