Machado de Assis
Mas este capítulo não é sério
Criar uma exibição para um escritor é sempre um grande desafio. Livros, manuscritos, documentos, imagens e citações, por melhores que sejam, podem transformar a exposição em algo tedioso. E o desafio ainda assume um peso maior quando estamos falando de Machado de Assis, o mais recomado escritor brasileiro, no ano de seu centenário.
A convite da produtora Arte 3, a Tecnopop criou para o Museu da Língua Portuguesa uma exposição extremamente atraente que levava a sério o título: “Mas esse capítulo não é sério”. Ao lado de dois jovens e ousados curadores, Cacá Machado e Vadim Nikitin, assistidos pela consultoria de José Miguel Wisnik, dividimos a exposição em “capítulos”. A troca dos suportes tradicionais por uma cenografia forte, conteúdos interativos e instalações artísticas. O resultado um sucesso de público, com mais de 120 mil visitantes em apenas dois meses, o que fez com que a exposição fosse extendida até março de 2009.
Outro ponto alto foram as peças gráficas da exposição, tanto um livreto gratuito que servia como um guia interativo, quanto o catálogo da exposição: um primor de apuro gráfico e acabamento.