Lina Bo Bardi Arquiteto

Do espacial ao gráfico e vice-versa

A exposição Lina Bo Bardi Arquiteto, concebida por curadores italianos e exibida originalmente em Veneza, trouxe para o Masp a mais completa seleção de obras e desenhos originais já exibida no país. Para homenagear a autora do projeto do Masp, o arquiteto responsável pelo projeto expográfico do evento, Vasco Caldeira, promoveu uma verdadeira revolução no espaço interno do museu, abrindo paredes e removendo resquícios de reformas que comprometiam a concepção espacial original do museu.

A Tecnopop foi chamada para complementar essa operação no espaço expositivo e nas peças de comunicação do evento. No espaço, além dos habituais textos e legendas, foram concebidas três instalações de impacto: uma anamorfose da arquiteta, que quando vista da entrada reproduzia um de seus retratos clássicos, um painel abertura que misturava tipografia e arquitetura, e uma cronologia completa da vida da arquiteta.

As peças de comunicação impressa e o catálogo da exposição, por sua vez, promoveram uma colagem gráfica a partir de referências arquitetônicas da obra de Lina.

Ficha Técnica
Design Sonia Barreto e André Stolarski
Assistência de design Felipe Kaizer
Atendimento André Stolarski
Produção gráfica Sidnei Balbino
Ano: 2005