Expresso 2222 10 anos
Comunicação visual de camarote e trio elétrico
O Carnaval de Salvador é uma das maiores atrações turísticas do país, e o Expresso 2222, trio elétrico do artista/ministro da Cultura Gilberto Gil, é um dos mais populares e tradicionais da festa baiana. Ao completar 10 anos de sucesso em 2008, o Expresso comemorou baseando-se no tema “Banda Larga”, a bem-sucedida turnê de Gil que levava na bagagem a ideologia de divulgação gratuita pela Internet.
A marca da tour, também criada pela Tecnopop, é licenciada e permite modificações através de um kit de arquivos digitais. O grande desafio deste trabalho foi o de juntar três marcas distintas – a da turnê Banda Larga, a marca tradicional do trio elétrico e a marca comemorativa de 10 anos do Expresso – de forma que suas características convivessem harmonicamente em um mesmo ambiente.
Foram criadas as marcas do camarote e do trio, além de uma assinatura especial “O 2222 é dez”, que basearam todo o conceito tipográfico e visual do evento que agitou Salvador. A comunicação dos patrocinadores, exibida no interior do camarote, também carregou o logotipo especial dos 10 anos do Expresso, estabelecendo um padrão.
O banco Bradesco, o refrigerante Coca-Cola Zero e a cerveja Sol foram os patrocinadores master do camarote, que teve comunicação visual baseada nas cores vermelha e preta, para combinar com suas marcas ao serem aplicadas. O azul, no entanto, foi a cor das peças de divulgação do trio elétrico, combinando com as marcas de seus patrocinadores, a empresa de laticínios Parmalat/Alimba e a de telefonia Vivo/Telefônica. Frases impactantes em tipografia branca eram os únicos textos, atraindo ainda mais a atenção das pessoas.
A marca também foi aplicada em diversos produtos distribuídos como brindes para os convidados do camarote, como camisetas, chinelos Havaianas e no crachá de acesso.