Expresso 2222

Um carnaval impresso


Em pouco mais de uma década, saiu da condição de um programa alternativo para transformar–se numa das maiores festas populares do Brasil. A cada ano passam pelas ruas de Salvador quase 200 trios elétricos, agremiações tradicionais e alternativas, blocos afro, de afoxé e de percurssão fazendo a festa de 2 milhões de foliões. Nada que lembre o improviso de Dodô e Osmar quando, em 1950, animaram o carnaval baiano em cima de uma “fobica”, como eram chamados os calhambeques.

E o Expresso 2222 é uma das locomotivas que transformaram o carnaval num fenômeno. Com o profissionalismo atual, o carnaval da Bahia é um grande negócio de marketing e imprensa. Movimenta anualmente cerca de R$ 450 milhões. Mobiliza mais de 2000 profissionais de imprensa credenciados, dentre eles 199 estrangeiros.

Este livro, que conta com um DVD encartado com uma edição de clippings eletrônicos, é um registro dos sete anos de atividade do camarote e do trio elétrico Expresso 2222, construído com um apuro gráfico raro em peças promocionais como essa. O livro foi composto a partir de referências musicais e místicas derivadas de seu tema. A harmonia da canção Expresso 2222, cujas tensões baseiam-se no intervalo entre quintas, forneceu a proporção das páginas, que é de 2 : 3.

Os orixás Nanâ, Oxóssi, Xangô, Iemanjá, Iansã, Ogum e Oxum forneceram as cores utilizadas em cada ano da história do Expresso 2222.

Prêmios
Prêmio Max Feffer, 2005
Selecionado para a Bienal de Design da ADG, 2006
Medalha de Prata do Prêmio Colunistas Promoção, 2007
Ficha Técnica
Concepção do projeto, atendimento e redação Luis Marcelo Mendes
Projeto gráfico João Doria
Assistentes Joana Koiller, Luisa Baeta
Edição e autoração de DVD Alexandre Seara
Produção gráfica Sidnei Balbino
Aprovação Flora Gil, Fafa Giordano e Priscila Casaes Franco