CBN

Precisão para a marca mais valiosa do rádio brasileiro

A CBN, ou Central Brasileira de Notícias, é a marca mais valiosa do rádio brasileiro. Líder absoluta de audiência no segmento noticioso na cidade de São Paulo, tornou-se um ícone por sua credibilidade. Depois de reformular as marcas da 98 FM, BH FM e Rádio Globo, fomos chamados a modernizar e disciplinar visualmente a identidade visual da CBN.

A atualização envolveu o estudo de dezenas de tipografias sem serifa para equilibrar as letras da sigla (o C é muito aberto e as letras B e N são muito fechadas), que atingimos com um leve redesenho do tipo Gotham Bold, da Fundição Hoefler & Frere-Jones. Como a rádio possui mais de trinta emissoras afiliadas em todo o país e gerenciamento descentralizado de marca, disciplinamos a construção de mais de uma dezena de variações de assinatura usando uma armadura tipográfica simples e robusta.

A diferença entre o uso atual da marca e a reformulação proposta é tão nítida para quem usa quanto adequadamente sutil para o público a ela já acostumado.

Ficha Técnica
Direção de design: André Stolarski
Design: Theo Carvalho e Fernando Morgado
Pesquisa: Fernando Morgado
Aprovação : Neide Abiarraj Souza
Cliente: Sistema Globo de Rádio
Ano: 2009