Cais do Sertão
A casa da cultura nordestina
O desafio deste projeto foi criar uma identidade visual que transmitisse os valores da cultura do sertão nordestino, unindo arcaismo e modernidade, em consonância com a arquitetura do prédio.
A identidade visual do Cais do Sertão Luiz Gonzaga buscou inspiração direta na arquitetura do prédio, mais especificamente o desenho do elemento vazado (cobogó) e no grid quadrado resultante de sua aplicação na fachada. A síntese de todo caráter semântico e pragmático do sertão gerou um sistema de assinaturas formadas, basicamente, por dois elementos indissociáveis: a expressão orgânica e seu nome completo. Esses dois elementos, imunes e impermeáveis em sua construção, caminharão por todas as aplicações e ambientes gráficos do centro de forma a – juntos ou separados –, chancelarem a presença do Cais do Sertão Luiz Gonzaga.
A riqueza cultural sertaneja está presente no sistema de identidade do Cais do Sertão Luiz Gonzaga na forma de módulos temáticos que se misturam a outros elementos dentro da composição. Complementam a identidade o desenhos de ferros retirados do livro “Ferros do Cariri – Uma herança heráldica” e do Alfabeto Armorial, ambos de autoria de Ariano Suassuna, e rosetas e estrelas retirados do livro “Estrelas de couro – a estética do cangaço”, de Frederico Pernambucano de Mello.
Ficha técnica
Design: André Stolarski, Alexsandro Souza, Ana Costa.
Lucyano Palheta, Marcelo Pereira, André Lima
Parceiros: Brasil arquitetura, a+a
Cliente: Base7
Ano: 2014