BEAT98

 Branding para emissora de rádio

Beat 98: logotipo

A antiga rádio popular 98FM precisava se reinventar. A estação, que era vista como “velha”, queria rejuvenescer sua marca para voltar a atingir os jovens da classe C, que crescia cada vez mais na cidade. Após uma detalhada pesquisa para definir sua nova programação, calcada em ritmos como o hip hop / r&b americano, o funk carioca e o pagode, a nova identidade da rádio deveria acompanhar essa mudança.

A nova identidade da rádio, agora chamada de BEAT98, foi construída usando o conceito de atitude afirmativa como seu pilar principal para ocupar esse lugar simbólico no coração do público que pretendia atingir – e que não esconde o orgulho de ser quem é ou de onde vem. A nova marca passou a ser, então, vista como “brother”, “parceira” de seus ouvintes.

 

Beat 98: diagrama de construção

Beat 98: manual de marca e manifesto

Beat 98: camisa

Beat 98: boné

A palavra BEAT, associada ao dial da rádio que também era seu antigo nome, transmite a idéia de batida e ritmo, mas seu sentido vai além do musical: associado ao conceito principal de atitude afirmativa, a “batida” significa também a tomada de uma atitude, uma decisão, a adoção de uma postura ativa diante de tudo, mas sem perder a alegria e a descontração. O slogan “No seu ritmo” complementa a expressão deste conceito que se identifica com os jovens ouvintes da classe C. Essa nova identidade denota um novo comportamento da rádio, perceptível em todos os âmbitos – do modo como os locutores se expressam até a forma como a mesma se relaciona com seus parceiros.

Beat 98: outdoor

A identidade visual, baseada em cores brilhantes, foi inspirada nas vibrações e ondas sonoras produzidas pela “batida” a que o nome remete. Com uma enorme capacidade de convívio com outras marcas e contextos visuais multicoloridos, a marca é ideal para acompanhar campanhas e ações conjuntas, valorizando os patrocinadores e parceiros comerciais da rádio.

Prêmios
Logomarca selecionada para o livro “Logo Design 2” da Editora Taschen, 2009
Medalhista do Prêmio Colunistas Design, 2009
Ficha Técnica
Direção de Design: André Stolarski
Design: Theo Carvalho
Assistência de Design: Fernando Rocha e Gustavo Prado
Assistência de branding: Fernando Morgado
Videografismo: Marcelo Pereira e Juliana Davies
Aprovação: Eva Kaufman, Giovanni Faria e Rubens Campos
Ano: 2008