BEAT98
Branding para emissora de rádio
A antiga rádio popular 98FM precisava se reinventar. A estação, que era vista como “velha”, queria rejuvenescer sua marca para voltar a atingir os jovens da classe C, que crescia cada vez mais na cidade. Após uma detalhada pesquisa para definir sua nova programação, calcada em ritmos como o hip hop / r&b americano, o funk carioca e o pagode, a nova identidade da rádio deveria acompanhar essa mudança.
A nova identidade da rádio, agora chamada de BEAT98, foi construída usando o conceito de atitude afirmativa como seu pilar principal para ocupar esse lugar simbólico no coração do público que pretendia atingir – e que não esconde o orgulho de ser quem é ou de onde vem. A nova marca passou a ser, então, vista como “brother”, “parceira” de seus ouvintes.
A palavra BEAT, associada ao dial da rádio que também era seu antigo nome, transmite a idéia de batida e ritmo, mas seu sentido vai além do musical: associado ao conceito principal de atitude afirmativa, a “batida” significa também a tomada de uma atitude, uma decisão, a adoção de uma postura ativa diante de tudo, mas sem perder a alegria e a descontração. O slogan “No seu ritmo” complementa a expressão deste conceito que se identifica com os jovens ouvintes da classe C. Essa nova identidade denota um novo comportamento da rádio, perceptível em todos os âmbitos – do modo como os locutores se expressam até a forma como a mesma se relaciona com seus parceiros.
A identidade visual, baseada em cores brilhantes, foi inspirada nas vibrações e ondas sonoras produzidas pela “batida” a que o nome remete. Com uma enorme capacidade de convívio com outras marcas e contextos visuais multicoloridos, a marca é ideal para acompanhar campanhas e ações conjuntas, valorizando os patrocinadores e parceiros comerciais da rádio.