Banho de Loja

Manual visual para pequenas empresas de comércio

A Fecomércio-RJ e o Senac Rio juntaram suas experiências para criar o evento de palestras Banho de Loja, voltado para os proprietários de varejo. O objetivo era passar, para este público, práticas e ensinamentos capazes de modernizar e dinamizar a comunicação visual de seus estabelecimentos comerciais.

O manual do evento traz conceitos básicos para a identidade visual de uma empresa, como o uso de tipografia e cores, e dicas de como o estabelecimento pode progredir e se destacar através de práticas de limpeza e organização, arrumação de vitrines, exposição de produtos e iluminação, entre outras. Para realçar visualmente cada dica, foram adicionados elementos vetoriais sobre fotografias tiradas de diversas lojas, criando um contraste entre o real e o ideal.

A identidade visual conta com referências do universo do pequeno comércio, como as áreas de texto que imitam recibos de compra de máquinas de cartão de crédito, e também de produtos de higiene pessoal, como os ícones apresentados nas primeiras e últimas páginas do manual e no convite para o evento, que é uma etiqueta presa a uma esponja de banho (de loja, naturalmente).

 

Ficha Técnica
Design: Fernando Rocha e Theo Carvalho