Asdrúbal Trouxe o Trombone
Alinhavando um discurso feito de memórias, materiais e linguagens gráficas diversas
Para projetar o livro “Memórias de uma trupe solitária de comediantes que abalou os anos 70” escrito por Heloisa Buarque de Hollanda, Sônia Barreto mergulhou no arquivo dos integrantes do grupo para colher diversas pérolas literárias e visuais.
Projetar um “doculivro”, ou livro-documentário, que narrasse visualmente momentos da história do grupo de teatro. O conteúdo era complexo: reunião de inúmeros depoimentos orais transcritos, documentos e fotos de acervo particulares, e um texto da autora feito a partir do material coletado.
O projeto gráfico baseou-se na complementaridade entre as três fontes de conteúdo. Na diagramação, elas conviveram lado a lado, recebendo tratamentos distintos. Complementou-as o farto uso das imagens em uma cor impressas em papéis diferenciados de baixo custo industrial, remetendo a suportes muito usados nos anos 70 na panfletagem de espetáculos.
Além do projeto gráfico do livro, a Tecnopop criou o convite e a sinalização para o evento de lançamento, realizado na Fundição Progresso.