Art Breaks: MTV e a cultura visual contemporânea

Exposição sobre o impacto da linguagem MTV

 

 

A exposição Art Breaks: a MTV e a cultura visual contemporânea, concebida e produzida pela produtora carioca Tecnopop, exibiu pela primeira vez no Brasil um conjunto de mais de duzentas vinhetas da emissora fora da sua grade de programação. A idéia é promover a discussão da influência das vinhetas institucionais da MTV no cenário cultural da virada do milênio.

A exposição explora esse universo exibindo os art breaks conhecidos como IDs – as vinhetas que promovem a marca da MTV – criados por diversos artistas gráficos e animadores de todo o mundo.

O curador André Stolarski e sua equipe de pesquisa realizaram uma imersão no acervo da MTV Brasil, produzindo um mosaico multimídia de 36 núcleos temáticos. Esse conteúdo pode ser explorado de forma interativa pelos visitantes em uma arquibancada desenhada especialmente para a exposição. A interface convida o público a navegar em toda a amplitude das vinhetas selecionadas e a relacioná-las com aspectos dominantes do imaginário contemporâneo.

Para Stolarski, “o comportamento visual da MTV foi um dos sintomas inaugurais de uma transformação radical nas relações entre pessoas e corporações. Suas vinhetas institucionais podem ser entendidas como uma chacoalhada na estabilidade das idéias que rondavam o conceito de imagem corporativa. O próprio logotipo da MTV, cuja sólida e arquitetônica inicial M é pichada pela sigla TV, é uma clara metáfora dessa atitude”.

Na contramão das coloridas e inofensivas associações que vêm à mente quando pensamos em vinhetas televisivas, o conjunto de _art breaks_da MTV compõe um mundo complexo. Por vezes surreal, ameaçador, atormentado e em alguns casos nojento, ele desmonta com ácida ironia a ilusão utópica ou ingênua dos padrões da comunicação de massa.

A exposição tenta mostrar que conjunto de _art breaks_saídos dessa verdadeira Caixa de Pandora radicalizou o uso da fragmentação, experimentação e aceleração no ritmo dos planos e cortes cinematográficos dos videoclipes, deixando-se influenciar e influenciando decisivamente a linguagem visual das artes visuais, do cinema, do design, dos quadrinhos, dos desenhos animados, da publicidade e, principalmente, da própria televisão.

A visita à exposição Art Breaks: a MTV e a cultura visual contemporânea é uma experiência imperdível para compreender as mudanças ocorridas no imaginário do final do século passado ao ser atingido pelos efeitos devastadores dos espíritos libertos dessa caixa infernal.

ArtBreaks MTV

Ficha Técnica
Idealização: Tatiana Saback
Projeto: Tecnopop
Curadoria: André Stolarski
Coordenação geral: Luis Marcelo Mendes e André Stolarski
Design: André Stolarski, Theo Carvalho, Fernando Rocha
Assistência de curadoria e pesquisa: Gabriella Contoli e Victor Matina
Projeto expográfico e Montagem: Washington Fajardo e Patricia Fendt
Multimídia: João Bonelli
Ano: 2008