ARCO 2008
Identidade visual da participação do País no evento
O Brasil foi o país homenageado na 27ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea ( ARCO 2008 ), uma das mais importantes do mundo que aborda este tema, com o objetivo de apresentar e comercializar a produção artística na área de artes visuais. Em 2008, o evento aconteceu em Madri, entre os dias 13 e 18 de fevereiro, e contou com 32 galerias de artistas brasileiros em um pavilhão inteiro dedicado ao país. A participação do Brasil na feira foi coordenada pelo Ministério da Cultura, que recebeu assistência institucional da Fundação Athos Bulcão.
Foi um trabalho de grande responsabilidade criar toda a identidade visual do Ministério da Cultura para configurar a presença do órgão brasileiro no evento. Tal identidade foi criada tendo, como base, a marca já existente, criada pela agência Web Advisor, que o Ministério da Cultura utiliza no exterior para apresentar a arte contemporânea no país. A marca propiciou a criação de retângulos coloridos que foram proporcionalmente aplicados nas diversas peças criadas como folders, cartazes e publicações variadas, no stand do país na feira.
Esta nova textura, aliada à marca criada pela Web Advisor, criou um padrão de disposição de elementos que oferecia aos visitantes da feira uma imagem do Brasil como país de vanguarda e alinhado com o que há de mais moderno na arte contemporânea.